ENSINO PROFISSIONAL
O curso de Técnico/a de Turismo destina-se a formar profissionais qualificados para executar serviços de informação turística, animação e organização de eventos, bem como prestar apoio em operações turísticas em diferentes contextos do setor. Este profissional informa, acolhe e orienta turistas, promove produtos e destinos turísticos, organiza atividades de lazer e animação, e contribui para a qualidade do serviço turístico, respeitando normas de sustentabilidade, segurança e atendimento ao cliente. Esta formação confere uma certificação de Nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ/QEQ) e a equivalência ao 12.º ano de escolaridade.
PRINCIPAIS ATIVIDADES E COMPETÊNCIAS
✔ Prestar informação turística sobre destinos, recursos naturais, culturais, patrimoniais, alojamento, transportes, restauração e eventos. ✔ Acolher, receber e orientar clientes/turistas em unidades turísticas, postos de informação ou eventos. ✔ Organizar, promover e dinamizar atividades de animação turística, eventos e experiências de lazer. ✔ Conceber e vender produtos turísticos, elaborar itinerários e circuitos, e gerir reservas e operações turísticas básicas. ✔ Aplicar técnicas de atendimento ao cliente, comunicação verbal e não verbal, e gestão de reclamações. ✔ Promover destinos e produtos turísticos através de técnicas de marketing e divulgação. ✔ Conhecer o enquadramento socioeconómico do turismo, tendências do setor e geografia turística nacional e internacional. ✔ Assegurar boas práticas de sustentabilidade, segurança e higiene no contexto turístico.
Os cursos profissionais são um dos percursos de ensino secundário (10º, 11º e 12.º anos), que permitem uma dupla certificação. Trata-se de um percurso que permite completar o ensino secundário, contudo com uma forte aproximação ao mercado de trabalho uma vez que os cursos têm uma componente teórica e uma componente prática.
Após a conclusão de um Curso Profissional, os alunos obtêm a certificação de ensino secundário (tal como nos cursos Científico-Humanísticos). Contudo, estes cursos permitem também a obtenção de certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.
Tal como os cursos científico-humanísticos, os alunos do ensino profissional também se podem candidatar ao ensino superior. Através da realização dos exames nacionais, iguais para todos os alunos do ensino. Através de uma modalidade de concurso regional, em que podem concorrer diretamente à instituição na qual pretendem ingressar (são as universidades e politécnicos a decidir os critérios decisivos, baseados nas aptidões dos alunos).
ESTRUTURA CURRICULAR
(Brevemente)
SAÍDAS PROFISSIONAIS
✔ Agências de viagens e operadores turísticos. ✔ Unidades de alojamento turístico (hotéis, apartamentos, hostels, turismo rural). ✔ Postos de turismo e centros de informação turística. ✔ Empresas de animação turística e organização de eventos. ✔ Empresas de turismo de natureza, cultural ou temático. ✔ Companhias de cruzeiros, transportes turísticos e guias (em apoio). ✔ Departamentos de turismo em câmaras municipais e entidades regionais. ✔ Exercício independente como animador ou organizador de atividades turísticas freelance.