O curso de Esteticista destina-se a formar profissionais qualificados para planear, executar e avaliar tratamentos estéticos faciais e corporais, aplicando técnicas manuais, equipamentos e produtos cosméticos adequados, com o objetivo de melhorar a imagem, o bem-estar e a saúde da pele e do corpo dos clientes. Esta formação confere uma certificação de Nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ/QEQ) e a equivalência ao 12.º ano de escolaridade.
PRINCIPAIS ATIVIDADES E COMPETÊNCIAS
✔ Realizar diagnósticos estéticos da pele e do corpo, identificando necessidades e contraindicações dos clientes. ✔ Executar tratamentos estéticos faciais (limpezas profundas, esfoliações, máscaras, massagens faciais, etc.) e corporais (modeladoras, drenagem linfática, anticelulite, etc.). ✔ Aplicar técnicas de depilação (cera, luz pulsada, laser, etc.) e procedimentos de remoção de pelos. ✔ Utilizar equipamentos elétricos e tecnológicos em estética (radiofrequência, ultrassons, microcorrentes, LED, etc.), respeitando normas de segurança. ✔ Selecionar, preparar e aplicar produtos cosméticos profissionais, garantindo higiene, segurança e eficácia. ✔ Realizar massagens de estética e bem-estar, incluindo relaxantes e terapêuticas. ✔ Prestar atendimento ao cliente, aconselhamento personalizado e acompanhamento pós-tratamento. ✔ Assegurar normas de higiene, segurança, saúde no trabalho e proteção ambiental no espaço de trabalho. ✔ Gerir stocks de produtos e equipamentos, e promover serviços estéticos.
Os cursos profissionais são um dos percursos de ensino secundário (10º, 11º e 12.º anos), que permitem uma dupla certificação. Trata-se de um percurso que permite completar o ensino secundário, contudo com uma forte aproximação ao mercado de trabalho uma vez que os cursos têm uma componente teórica e uma componente prática.
Após a conclusão de um Curso Profissional, os alunos obtêm a certificação de ensino secundário (tal como nos cursos Científico-Humanísticos). Contudo, estes cursos permitem também a obtenção de certificação profissional, conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.
Tal como os cursos científico-humanísticos, os alunos do ensino profissional também se podem candidatar ao ensino superior. Através da realização dos exames nacionais, iguais para todos os alunos do ensino. Através de uma modalidade de concurso regional, em que podem concorrer diretamente à instituição na qual pretendem ingressar (são as universidades e politécnicos a decidir os critérios decisivos, baseados nas aptidões dos alunos).
✔ Centros e clínicas de estética e beleza. ✔ Spas, hotéis e resorts com serviços de bem-estar. ✔ Institutos de beleza, salões de cabeleireiro com secção de estética. ✔ Clínicas dermatológicas e médico-estéticas (em apoio técnico). ✔ Empresas de cosmética e produtos de estética (como demonstradora ou formadora de marca). ✔ Exercício independente como esteticista freelance ou com espaço próprio. ✔ Centros de estética em cruzeiros, termas ou estabelecimentos de saúde e lazer.